GRÁTIS – QUESTÕES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR

01- O professor Paulo trabalhou a temática dança nas turmas de 9o ano do ensino fundamental e perguntou aos estudantes o que eles sabiam sobre o assunto, sobre a história e o que assistiam na mídia. Nas aulas seguintes, foram apresentadas diversas reportagens, textos e vídeos relacionados às questões de moda, política, gênero e padrão corporal. Foi realizada uma parceria com professores das disciplinas História e Sociologia para aprofundar as questões. No decorrer do trimestre, foram feitas muitas discussões, gerando belos trabalhos sobre os assuntos refletidos nas aulas. Assinale a alternativa que, com base nos estudos culturais, corresponde ao princípio no qual o trabalho foi realizado.

a) Tematização.
b) Mapeamento.
c) Ressignificação.
d) Ancoragem social.

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSO-CLIQUE AQUI!

02- O professor José está trabalhando o tema saúde e atividade física. Combinou com os estudantes que farão entrevistas para buscar informações sobre o assunto com os colegas de outras turmas. Para isso conversou com o professor de Língua Portuguesa, a fim de elaborar o roteiro das perguntas. A professora de Matemática ajudou com os dados e a elaboração de gráficos, e o professor de Ciências, com o funcionamento do corpo e as relações entre alimentação e gasto energético.

Assinale a alternativa que, de acordo com Darido e Rangel, em Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica (2005), corresponde a esse tipo de trabalho.

a) Participativo.
b) Interdisciplinar.
c) Multidisciplinar.
d) Transdisciplinar.

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSO-CLIQUE AQUI!

03- Preencha as lacunas relacionando os excertos aos itens A e B considerando a Educação baseada na:

A – Perspectiva Neoliberalista

B- Perspectiva Crítica

( ) Busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança. Enfatiza a compreensão do que faz o currículo, e não as técnicas de como se faz o currículo. Considera que o currículo está intimamente relacionado à questão de poder, a partir da seleção de conhecimentos, por exemplo.

( ) Ao considerar o contexto em que está inserido, a escola, bem como o currículo, está submetida aos aspectos econômicos e sociais ao qual participa, em que este corresponde aos interesses dos grupos dominantes (SILVA 2002).

( ) Nessa teoria procura-se abordar conteúdos que estejam interligados à realidade dos educandos, tais como a desigualdade social, com vista à transformação da sociedade, além de reconhecer que é pela cultura que a escola transmite as experiências acumuladas socialmente aos alunos.

( ) Uma das características dessa perspectiva é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.

( ) A cartilha dessa perspectiva subordina a Educação aos interesses de mercado, do mesmo modo que essa ideologia tem balizado os princípios e os valores educacionais, em todos os níveis e categorias. A formação crítica, assim, é progressivamente substituída por uma formação tecnicista, com tendências à especialização e ao estreitamento curricular: disciplinas como Sociologia e Filosofia, por exemplo, são vistas como inúteis ou, quando não, veículos de propaganda ideológica.

( ) De acordo com Silva (2002), essa teoria do currículo desenvolveu-se no século XX, na década de 60, sob um período de intensas transformações e movimentos.

( ) Esta perspectiva econômica-política preconiza a crescente desresponsabilização do Estado pela gestão e financiamento da educação pública. (FONTANA, 2011).

a) A – A – B – A – B – A– A
b) B – B – B – A – B – B– B
c) B – A – B – A – B – A– A
d) A – A – A – A – B – A– A
e) B – B – B – A – A –B – A

MATERIAL COMPLETO PARA CONCURSO-CLIQUE AQUI!

04- Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona

suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias

e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios

de se avaliar os resultados obtidos.

( )Errado
( )Certo

05- Uma característica NEGATIVA dos currículos escolares tradicionais que precisa ser superada é a ideia de:

a) articulação dos saberes
b) integração global de várias ciências
c) compartimentalização do saber
d) necessidade de interrelação entre as disciplinas

 

GABARITO
01-D
02-B
03-E
04-CERTO
05-C

MATERIAL DE ESTUDO PARA CONCURSO DE PROFESSORES –ACESSE!

Material Concurso Professor (a)  – Língua Portuguesa

Material Concurso Professor (a)  – Educação Física

Material Concurso Professor (a)  – História

Material Concurso Professor (a)  – Geografia

Material Concurso Professor (a)  – Artes

Material Concurso Professor (a)  – Matemática

Material Concurso Professor (a)  – Química

Material Concurso Professor (a)  – Ciências

Deixe um comentário