Professor Preparado

Crie um blog ser sua Ferramenta Pedagógica

Olá, tudo bem? Acredito que já sabe que o Professor Preparado tem um curso gratuito com videoaulas sobre como criar um blog.

Se ainda não conhece, segue o link do curso gratuito https://professorpreparado.com.br/blog-como-ferramenta-educacional/

E trouxe um artigo sobre a utilização do blog em sala de aula:

É cada dia mais crescente o uso de tecnologias na sala de aula, porém, muitas vezes, não sabemos como utilizá-las da forma correta. O laboratório de informática pode ser um grande aliado nas aulas, podendo ajudar na fixação do conteúdo e na estimulação dos alunos.

A sugestão é criar um blog de sua disciplina. Você poderá produzi-lo facilmente, utilizando os diversos e variados sites que disponibilizam essa função na internet. O objetivo principal é que seus alunos sejam estimulados a escrever sobre os temas da aula, bem como sobre os resultados de aulas práticas e algumas curiosidades.

Ao estimular o aluno a escrever, você possibilita que ele participe ativamente da construção do conhecimento, uma vez que ele terá que transcrever o que aprendeu em sala, além de ter que procurar temas interessantes para a publicação, o que poderá aumentar o interesse pela disciplina.

Você pode optar por diversas formas de trabalhar com o blog. A sugestão é que primeiramente você estimule os alunos a criarem um nome e faça com que eles procurem figuras para ilustrar esse espaço virtual. Peça para que alguns fiquem responsáveis pelas aulas práticas; outros, pelas aulas teóricas, e alguns responsabilizem-se por fotografar algumas dessas aulas. É importante delegar algumas funções, pois, assim, os alunos serão responsáveis por aquilo que criarem. Vale lembrar que você deverá, frequentemente, mudar a função de cada aluno.

Você pode introduzir essa didática logo nos primeiros dias de aula para que o blog seja atualizado desde o início do ano letivo e contenha um conteúdo completo que possa ajudar até mesmo no estudo de seus alunos.

É interessante que você coloque listas de exercícios, bem como as resoluções comentadas. Faça com que os alunos aprendam a utilizar o blog para tirar dúvidas e colocar sugestões.

O ideal é que você seja o único responsável por postar as matérias e trabalhos realizados por eles, assim, evita-se que sejam postados conteúdos impróprios.

Endereço do artigo: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/criacao-um-blog-como-ferramenta-pedagogica.htm

 

Curso GRATUITO Blog Como Ferramenta Educacional – INICIAR

 

QUAIS OUTROS MATERIAIS TEM INTERESSE?

Materiais para concursos – CLIQUE AQUI

Materiais de Matemática para Sala de Aula – CLIQUE AQUI

Curso de Videos aulas para Concursos – CLIQUE AQUI

 

NOSSAS MÍDIAS:

        Página no Facebook     

    Grupo no Facebook

         Perfil no Instagram      

  Canal no YouTube

Espaço para comentários

Open chat
Olá! Em que posso ajudar?
Olá! Posso ajudar?